Sinalização com princípios de Wayfinding

O que é wayfinding?

           Wayfinding é uma abordagem da qual a orientação é um fenômeno onde se relacionam, de forma dinâmica, o movimento do individuo e o ambiente. O deslocamento espacial dos indivíduos é visto como um processo onde participam de forma interativa o ser humano, o que implica sua habilidades e aptidões no ambiente e a suas características. Assim, wayfindign é  o comportamento humano em saber onde se está, para onde ir, consistindo na escolha da melhor rota para o seu destino, reconhecendo o local de destino assim que chegado nele e ser capaz de inverter o seu processo de encontrar o caminho de volta. 
(carpman/2003; BinsEly/2003; Arthur & Passini/2002;Ribeiro/2004).
   
Wayfinding no Parque Barigui (Curitiba-PR)

Com o objetivo de propor um sistema de orientação espacial para o Parque Barigui, possuindo assim uma grande área, através desse nova sinalização possa ajudar o usuário a se localizar do local e assim os serviços presente no parque como por exemplo  banheiro e  lanchonete, e assim possa definir a sua melhor rota a se seguir para poder chagar ao local desejado.
Para atender a necessidade desse projeto de Wayfinding, definiu-se alguns objetivos  específicos para a elaboração do projeto sendo eles:

- Verificar a eficiência do sistema de orientação espacial existente
- Identificando rotas 
- Pontos de decisão
- Pontos de referência
- Locais mais frequentados pelos usuários do parque. 

Após a definição do resultado do levantamento de dados que ocorreu por meio de pesquisa realizada com os usuários do Parque Barigui, relataram algumas das suas principais dificuldades encontrada no parque sendo as seguintes.

- Estacionamento
- Entradas principais do parque.
- Atrações dentro do parque.
- Localização das atrações existentes no parque.  
- Indicar o melhor caminho para as atrações. 
- Sinalizar as atrações do parque para os motoristas.

SOLUÇÃO 

Assim após realização da pesquisa dos objetivos específicos e os relatos dos usuários no parque define-se que a melhor solução para se informar e sinalizar, é através da divisão do parque por meio de setores, devido assim ser mais fácil a sua localização do usuário,  assim possa definir melhor as atrações das quais pertencem ao setor.

Definimos no parque 4 setores , dos quais o nome do setor é o ponto de referência do local, assim cada setor com uma cor predominante para cada área deferente.